terça-feira, 25 de agosto de 2009

Literatura barroca

O Barroco está associado ao período literário que se estende por todo o século XVII. As concepções desta época, enquanto movimento de negação do clássico, e tudo o que foi cogitado neste período, participa de um conceito pré-determinante para o que se espera da arte e seus pressupostos.
Na verdade, o barroco enquanto linguagem, forma de expressão, ainda permanece nas apresentações e nos modos de conceber a arte. A imagem do que somos ou de que são as coisas não pode estar atrelada ao que queremos que sejam, e sim ao que realmente são. O estado conflitual, a irregularidade do barroco são premissas de que podemos perceber esse multiforme em todas correntes artísticas: música, artes plásticas, literatura.
Recomendo para pesquisa os escritores João Cabral de Melo Neto e Federico Garcia Lorca

2 comentários:

  1. Gosto muito de ler e eu gostei muito de estar estudando o Barroco com o professor Rodolfo, ele nos proporcionou uma viagem no tempo até o Barroco e nos mostrou toda a vida de Gregório de Matos Guerra, o Boca do Inferno. Sou aficcionado pela grandiosa obra de Dan Brown, O Código Da Vinci, e pretendo ler o restante de suas obras.

    ResponderExcluir
  2. Nossas diferenças desapareceriam mundo afora, se aderissemos ao hábito de ler. Então eu pergunto: "Será que não há uma força literária entre nós?"

    ResponderExcluir